Tradicionalmente no Mercado Livre, os anúncios são criados exclusivamente pelos vendedores e são eles quem fornecem as informações sobre o que estão vendendo (títulos, fotos e descrições), bem como as condições de venda (preço, envio, meios de pagamento etc.).
A partir de agora, além da forma tradicional de anunciar, é possível criar anúncios de catálogo, onde o conteúdo do anúncio (títulos, fotos, descrições e ficha técnica) são fornecidos pelo Mercado Livre. Os produtos são vendidos através de uma página unificada, na qual as vendas são orientadas para o vendedor que oferecer as melhores condições de venda e melhor experiência para os compradores.
É possível anunciar qualquer item em catálogo?
Não, atualmente os requisitos são:
- Somente produtos novos (não são permitidos produtos recondicionados ou usados),
- Todos os vendedores sem discriminação de reputação.
- No domínio CELLPHONES, só é permitido anunciar telefones celulares desbloqueados (que funcionam com qualquer operadora).
O que acontece se por engano eu associar um item a um produto errado?
Nos anúncios de catálogo, é extremamente importante que não exista nenhuma discrepância entre o produto de catálogo e a oferta.
Os responsáveis por erros no anúncio de catálogo estão sujeitos a punições que vão desde a queda na reputação até a suspensão da conta.
Mercado Livre
Como o conteúdo dos produtos é fornecido pelo Mercado Livre, qualquer discrepância entre o produto descrito e a oferta anunciada pelo vendedor pode resultar em um comprador recebendo algo diferente do esperado.
Caso tenha detectado algum erro, é essencial que finalize a publicação de catálogo, realizando o mesmo fluxo de como finalizar uma publicação tradicional.